O combate da fé.

terça-feira, 15 de março de 2011

"Combata o bom combate da fé." 1 Timóteo 6.12

Essa passagem é conhecida por muitos, sempre em pregações os pastores costumam fazer referência. Isso me levou a pensar um pouco sobre o conselho de Paulo à Timóteo. Para você o que é combater um bom combate da fé? Paulo faz citação a combate da fé também em 2 Timóteo 4.7: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé". Nesta passagem Paulo estava se referindo a ele mesmo.   
Antes de fazer uma definição exata do que é "combater um bom combate", vamos pensar sobre o que é fé. Há uma definição exata na bíblia do significado da fé, que está em Hebreus 11.1: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos". Se a fé é termos a certeza daquilo que esperamos, ilustrando o que está escrito em Hebreus, significa que você não sabe de maneira nenhuma como sair de um problema, aliás, você nem vê a luz no fim do túnel, mas você tem a certeza de que aquele grande problema será resolvido. Isso é fé. 
Mas o que Paulo quis dizer com "combater o bom combate da fé?". "Combata" dá referência à luta, e "combate" à guerra, ou seja, ele estava querendo dizer à Timóteo para lutar para vencer a guerra à favor da fé. Timóteo participava do exercito da fé, e ele precisava lutar para vencer (ilustrando). Da mesma forma que Paulo em sua vida, combateu, e assim fez essa recomendação à Timóteo, nós também precisamos combater um bom combate da fé. Se existe um "exercito" da fé lutando, ele está lutando contra alguém, ninguém luta sozinho. E qual seria então nosso inimigo? Existem várias coisas que podemos considerar inimigos da fé, tais como: Desanimo, impaciência, idolatria, lascívia, ganância e etc... Esses são o "exercitos" que estão lutando contra nós, todos os dias. E a unica maneira de vencermos essa guerra é estarmos satisfeitos por tudo aquilo que Deus é para nós em Jesus, estarmos seguros em suas promessas e termos a certeza que tudo aquilo que ele nos prometeu em sua palavra vai se cumprir em nossas vidas. 
Por isso, quando Paulo estava dizendo à Timóteo para combater um bom combate, ele estava dizendo: "Timóteo, existe uma guerra e você precisa lutar contra ela, e a arma que você precisa usar são as promessas que Deus nos deixou em sua palavra, fique satisfeito em Deus, ele vai cumprir tudo em sua vida, não se desvie dos caminhos, permaneça acreditando, não importa o que aconteça, veja com seus olhos da fé a sua vitória, combata, lute!". 
Em 2 Timóteo 4.7 Paulo estava dizendo que guerreou, passou tudo o que ele tinha que passar até o fim (dores, aflições, alegrias, necessidades...), e não importa o que ele passou, ele nunca deixou de acreditar nas promessas de Deus, ele completou tudo isso, acima de tudo sem perder a fé.
E da mesma maneira, essa palavra hoje está para você e para mim, combata um bom combate, não importa o que aconteça, guarde a fé, acredite que o Senhor está no controle de tudo, no momento certo ele cumprirá tudo aquilo que prometeu. Tudo pode passar nessa vida, mas as palavras do Senhor jamais passará (Marcos 13.31)! Acredite mesmo porque, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). E para aqueles que combateram um bom combate, está reservada a corôa da vida ( 2 Timóteo 4.7; Tiago 1.12; Apocalipse 2.10), a vida eterna onde estaremos com nosso lindo e maravilhoso Jesus (João 10.10; 1 João 2.25; João 6.47; Judas 1.21).

Deus te abençoe,

Moniky Fialho



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...