O Fariseu que há em mim.

segunda-feira, 20 de junho de 2011


Todos nós temos coisas que queremos esconder. Aliás, esconder é exatamente a especialidade de um fariseu. A bíblia nos descreve que eram pessoas que viviam de aparência, viviam de uma  imagem que queriam passar para as pessoas. Sempre critiquei esse tipo de conduta, até descobrir que em mim há várias características que podemos considerar farisaica.
O ser humano é especialista em criticar as pessoas e não olhar para si, Jesus sabia muito bem disso, por isso, para disse em Mateus 7.5 que devemos tirar primeiro a trava de nosso olho, para depois tirar um cisco do olho do nosso irmão. O fariseu é caracterizado também por esconder seus sentimentos e vontades, obedecendo as leis apenas por obrigação, e para que as outras pessoas possam ver, como diz Brennan Manning " Os fariseus transformaram a bíblia em um manual de instruções detalhado, ao invés de uma história de amor", é o tipo de pessoa que está escrito em Isaías 20.13, são que honram a Deus apenas com os lábios, mais o coração está bem distante dele.
Por muitos motivos esquecemos da importância que tem sermos pessoas transparentes. Já ouvi e por um período da minha vida fui assim, que temos que ser exemplo para as pessoas, e isso é bem verdade. Mas até que ponto isso não é hipocrisia? Ser exemplo, porque você tem a obrigação e não viver aquilo que você faz também não é correto, é uma comportamento totalmente farisaico. Não estou apontando e nem dizendo que alguém é assim ou assado, estou apenas relatando fatos da minha vida. Estes texto é resultado de vários pensamentos e meditações, coisas que o Senhor foi trabalhando em minha vida durante os últimos meses.
Podemos observar vários versículos na bíblia que o Senhor fala sobre a importância de atentarmos para o que está em nosso coração ( Mateus 6.21; Isaías 20.13; Provérbios 19.3; Salmos 119.11; Provérbios 4.23), o foco do Senhor está sempre em nosso coração. Por isso, a crítica ferrenha de Jesus aos fariseus, o Senhor nos conhece no mais intimo, melhor até que eu mesma.
Descobri que eu também sou um pouco farisaica, parafraseando John Burke: " Se afirmamos que não há hipocrisia em nós, já estamos sendo hipócritas". Tenho medos, tristezas, angustias, traumas, e muitos outros sentimentos que definitivamente quero esconder das pessoas. Existe uma impostora dentro de mim, eu preciso lutar contra isso, preciso deixar transparecer aquilo que realmente sou para as pessoas, caso contrário, sempre passarei a imagem de forte e super crente, uma grande líder, mais uma grande líder hipócrita, estarei vivendo uma coisa que não está em meu coração, serei superficial.
Sempre vejo meus líderes (Ângelo e Cris - Lindos) transparecer aquilo que sentem, quando estão com medo falam, quando não estão bem nós percebemos. Eles são exemplos de pessoas de Deus para mim, e foi com eles que aprendi a não olhar para as outras pessoas, e sim começar a olhar para mim, para meu coração, ver o que tem de errado comigo, para depois olhar para o erro das outras pessoas.
O que Deus deseja são adoradores que o adoram em espírito e em verdade ( João 4.23). Pessoas que de coração querem o servir e obedecer, não apenas por obrigação, mais com prazer e amor, pois o coração está nele e transborda de amor em servi-lo. 
Travei uma luta contra a impostora que há em mim, não sei exatamente o que virá, quais sentimentos irei ter... Mas tenho certeza, que o Senhor está comigo e irei conseguir vencer essa batalha. Não quero chegar no dia do julgamento e ver o Senhor falando: "Aparta-ti de mim, porque não te conheço!".

Senhor, nos ajuda com sua infinita misericórdia a olharmos para nós e vermos o que temos de mudar, quais sentimentos temos que abandonar, nos ensina a andar nos teus caminhos, afasta de nós todo "eu", queremos Senhor um dia podermos dizer como Paulo: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gálatas 2.20. Queremos Senhor andar contigo com verdade, que cada palavra que saia de nossa boca seja verdadeira, queremos te honrar com o coração e não apenas com os lábios...

Deus abençoe sua vida.

Com Carinho,

Moniky Fialho

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...