Qual é o ponto central no Novo Testamento?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A palavra evangelho significa simplesmente "boas novas". A mensagem central do novo testamento é o evangelho, ou as boas novas, sobre a pessoa e a obra de Jesus Cristo. Em 1 coríntios 15.1-4, Paulo provê o sumário mais sucinto do evangelho: o homem Jesus é também Deus, ou Cristo, e morreu na cruz em nosso lugar, pagando a pena pelos nossos pecados; três dias depois ressuscitou para derrotar o pecado e a morte, e oferecer o dom da salvação a todos aqueles que crerem somente nele para a vida eterna.
Como pecadores, tendemos a buscar um relacionamento com Deus escolhendo uma entre duas formas. A primeira é a religião/espiritualidade e a segunda é o evangelho. Elas são incompatíveis em todos os sentidos.
A religião diz que se obedecermos a Deus, ele nos amará. O evangelho diz que, por Deus ter nos amado através de Jesus, somos capazes de obedecer. A religião diz que o mundo é cheio de pessoas boas e más. O evangelho diz que o mundo é cheio de pessoas más que se arrependeram ou não. A religião diz que você pode confiar no que faz por ser uma pessoa de boa moral. O evangelho diz que você deve confiar na vida perfeita e sem pecados de Jesus porque só ele é a unica pessoa verdadeiramente boa e moral que já viveu. O objetivo da religião é conseguir de Deus coisas tais como saúde, riqueza, discernimento, poder e controle. O objetivo do evangelho não são os presentes (dons) que Deus dá, mas, ao contrario, é Deus como sendo o presente (dom) dado a nós pela graça. A religião tem a ver com o que eu tenho que fazer. O evangelho tem a ver com o que eu consigo fazer. A religião vê as dificuldades da vida como um castigo de Deus. O evangelho vê as dificuldades da vida como uma aflição santificadora que nos recorda dos sofrimento de Deus e que é usada por Deis de uma forma amorosa para nos tornar mais parecidos com Jesus. A religião tem a ver com o eu. O evangelho tem a ver com Jesus. A religião leva a uma incerteza sobre a minha posição diante de Deus, uma vez que nunca sei se tenho feito o suficiente para agradá-lo. O evangelho conduz à certeza sobre a minha posição em Deus por causa da obra definitiva de Jesus em meu favor, na cruz. A religião termina em orgulho (porque acredito que sou melhor do que outras pessoas) ou em desespero (porque continuamente fracasso em seguir os mandamentos de Deus). O evangelho termina em humildade e alegria confiante, porque o poder de Jesus está agindo em meu favor, em mim, através de mim e algumas vezes apesar de mim.

Resumindo o ponto central do novo testamento é que somos mais perversos do que jamais podíamos desconfiar, e ainda assim mais amados do que jamais podíamos imaginar.

Mark Driscoll - Um livro que você vai realmente ler sobre o Novo Testamento

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...