Doutrinas de Vento!

quarta-feira, 23 de março de 2011


Uns dias desses, encontramos em uma lugar onde fomos lanchar após a igreja um casal que eram de outra denominação, bem diferente da que eu frequento. Iniciamos ali uma conversa sobre a bíblia e como funciona o culto em nossas igrejas, uma conversa simples, mais que para mim, teve um grande impacto. Muitas coisas que o casal falou me intrigou, pelo fato de ser bem muito diferente do que tenho costume, então, esses fatos me levou a pensar para que serve tantas doutrinas diferentes? No dicionário a palavra doutrina  está definida como: Principais fundamentos de uma religião, no nosso caso o cristianismo. Mas será que hoje é essa a realidade das nossas igrejas? As doutrinas pregadas são mesmo, os fundamentos do evangelho? O que mais reina nas igrejas (não importa a denominação) hoje em dia é a "doutrina humana", nisso o significado da palavra já perde seu verdadeiro sentido, pois não é mais princípios de uma religião, e sim imposições de pastores e lideres. 
Temos que tomar cuidado com isso, pois na conversa que tive com o casal, muitas das coisas ditas ali, são totalmente retóricas e anti-bíblicas. Mas se formos buscar nossa fonte de sabedoria (bíblia), iremos ver que Paulo nos avisou que as doutrinas falsas de certa forma iriam aparecer.
"O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro". Éfesios 4.14
Quero hoje abrir seus olhos, pois um dia também já estive "cega" em relação a isso. Antes de tomar para si uma instrução, tome muito cuidado, certifique-se se o que é imposto é realmente bíblico. Se firme na palavra de Deus principalmente, essa é a única maneira de não ser levado por essas doutrinas de vento. Era isso que Paulo estava querendo dizer com: "Não sejamos mais como crianças...", podemos ver a confirmação desse sentido no versículo anterior: "até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo..." Se você sabe o que a palavra de Deus fala, certamente não será levado por essas doutrinas que conduzem o homem ao erro!
Que o Senhor possa nos ajudar a termos o discernimento, para que não possamos ser levados ao erro, por essas doutrinas doidas, as tais doutrinas humanas...

Deus te abençoe,

Moniky Fialho

1 comentários:

  1. Leleke Visita disse...:

    As doutrinas pregadas são mesmo, os fundamentos do evangelho? - Não, de maneira nenhuma, já fiz um post lá no leleke visita falando sobre isso, o hermano Milhoranza fazia perguntas que nunca foram respondidas e eu percebi que a maioria das perguntas questionava as 'tradições' .
    Foi aí que o Senhor falou no meu coração 'Tradições não são mandamentos' tradições são coisas que os homens inventaram para se sentirem importantes, Deus disse para o homem se unir a mulher, o homem adicionou aquela cerimonia da noiva de branco o homem de preto, Deus falou pra mulher não fazer pecar o irmão e tal, o homem adicionou a idéia de que mulher tem que usar saia comprida õÔ gostei do Post! fik na paz hermana!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...