A Religiosidade!

domingo, 17 de abril de 2011


Religiosidade... Uma palavra temida por muitas pessoas, nas quais eu me incluo. Já tive um momento em minha vida que fui extremamente religiosa, achando que para servir a Deus eu precisava ficar 24 horas dentro de uma igreja, mas negligenciava o maior mandamento de amar a Deus e ao próximo (João 22.36), era uma verdadeira hipócrita! E não estou dizendo que não sou um pouco hoje, se afirmamos que em nós não há hipocrisia, de fato já estamos sendo hipócritas. 
Hoje tento lutar contra a religiosidade em minha vida, Jesus não veio para implantar nenhuma religião aqui na terra, ele veio para implantar o reino. Mas, às vezes me pego sendo extremamente religiosa, julgando as pessoas que frequentam a igreja pelos seus comportamentos, achando que por serem "crentes" deviam ter um comportamento ético perfeito, é nesses momentos quando estou de fato sendo religiosa que lembro das passagens que tem na bíblia, que falam de julgar o seu próximo "Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tiago 4.12), entre vários outros (mateus 7.5; Lucas 6.41-42), quem somos nós para medir a intimidade das pessoas com Deus? Quem somos nós para querer que as pessoas sejam "perfeitas", sendo que nós mesmo temos milhões de erros. As pessoas aqui na terra olham para nós com os olhos humanos, mais jamais poderão nos olhar com os olhos do nosso Deus. Ele nos olha de forma diferente, com olhos de amor, que ninguém aqui pode compreender. Tento sempre lembrar disso, não importa como minha visão limitada ver as pessoas, pois com certeza é muito diferente do jeito que nosso Pai nos vê, e pode acreditar, isso faz toda diferente em nossa vida. Precisamos lembrar que a marca dos seguidores de Cristo aqui nessa terra não é a perfeição, é sim a insistência em não desistir de andar com Cristo, em ser seu seguidor, mesmo errando, pois não é verdade que Deus trabalha também quando nos erramos? Ele sempre tem um propósito para tudo, sempre tudo que acontece em nossa vida é para contribuir para o bem (Romanos 8.28), ele sempre usa todas as situações para nos moldar, ele está no controle de TUDO!
Pessoas religiosas querem fazer o papel de Deus na vida das pessoas, esquecendo que nosso papel aqui é dizer a direção que as pessoas podem achar Cristo, andar com elas, mas jamais querer pelas nossas próprias mãos criar o compromisso por Deus na vida delas. Essa não é a nossa responsabilidade, e sim de Deus! E dele que vem o crescimento, nós não podemos fazer ninguém crescer em Deus e sim só ele (Coríntios 3.6). Infelizmente pessoas religiosas manipulam as pessoas e esquecem de AMAR. Jesus não falou que essa seria a marca das pessoas que seguem Cristo, o AMOR umas pelas outras? E de fato, é sempre a primeira coisa que me atrai em pessoas que andam com Jesus (João 13.35).
Não sou nada perfeita, me esforço muito para andar com Deus, pois servir ao próximo precisa ser consequencia de andar com Deus, e não ao contrario. Existem vários outras condutas que transmitem a religiosidade, e nunca o evangelho. Religiosidade e evangelho são palavras contrarias.
Lute como a religiosidade... Eu peço ao Senhor que nos guie e não nos deixe cair nisso. Um veneno fatal para os seguidores de Cristo...

"O mundo inteiro caiu estupidamente nas arapucas do Diabo, e a arapuca mais mortal é a religiosa. O erro nunca parece tão inocente como quando se acha no santuário."  A. W. Tozer

Deus te abençoe,

Moniky Fialho



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...